Por que dormir bem?
- Dra. Aline Pimentel
- 13 de set. de 2019
- 2 min de leitura
O sono desempenha um papel vital na saúde e bem-estar durante toda a sua vida. Obter um sono com qualidade suficiente nos momentos certos pode ajudar a proteger sua saúde mental, saúde física, qualidade de vida e segurança.
Função cerebral saudável e bem-estar emocional
O sono ajuda seu cérebro a funcionar corretamente. Enquanto você dorme, seu cérebro está se preparando para o dia seguinte. Está formando novos caminhos para ajudá-lo a aprender e lembrar de informações. Estudos mostram que uma noite bem dormida melhora o aprendizado. Também ajuda você a prestar atenção, tomar decisões e ser criativo.
A deficiência de sono também tem sido associada a depressão, suicídio e comportamentos de risco.
Saúde física
Cardiovascular: o sono está envolvido na cura e no reparo do coração e dos vasos sanguíneos. Sua deficiência contínua está ligada a um risco aumentado de doença cardíaca, doença renal, pressão alta e derrame.
Obesidade: estudos mostram que a deficiência de sono também aumenta o risco de obesidade. Isso porque ela causa um desequilíbrio dos hormônios que fazem você se sentir faminto (grelina) ou satisfeito (leptina).
Diabetes: o sono também afeta a maneira como seu corpo reage à insulina, o hormônio que controla o nível de glicose no sangue. Sua deficiência resulta em um nível de glicose no sangue maior que o normal, o que pode aumentar o risco de diabetes.
O sono profundo faz o corpo liberar o hormônio que promove o crescimento normal em crianças e adolescentes. Esse hormônio também aumenta a massa muscular e ajuda a reparar células e tecidos em crianças, adolescentes e adultos.
Quantidade de sono ideal
Quantas horas uma pessoa deve dormir vai depender da sua idade. Além disso, não podemos esquecer que cada organismo é único e pessoas diferentes podem ter necessidades diferentes. Como regra geral levamos em consideração a tabela abaixo:

Bons sonhos!
Commentaires