Fobia específica
- Dra. Aline Pimentel
- 19 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Fobias específicas são um medo intenso e irracional de objetos ou situações que representam pouco perigo real, mas provocam extrema ansiedade e evasão. Ao contrário da breve ansiedade que você pode sentir ao fazer um discurso ou fazer um teste, fobias específicas são duradouras, causam intensas reações físicas e psicológicas e podem afetar seu desenvolvimento no trabalho, na escola ou em ambientes sociais.
Adultos com uma fobia específica, às vezes, reconhecem que o medo é excessivo ou irracional, mesmo assim tem dificuldade de superá-lo.
Fobias específicas estão entre os transtornos de ansiedade mais comuns e nem todas as fobias precisam de tratamento. Mas se uma fobia específica afeta sua vida diária, existem vários métodos que podem ajudá-lo a superar seus medos.
Tipos
As fobias são categorizadas como medo de:
-Situações: como aviões, espaços fechados ou ir à escola;
-Natureza: como tempestades, alturas ou água;
-Animais: como insetos, cães ou aranhas;
-Sangue, injeção ou lesão: como agulhas, acidentes ou procedimentos médicos;
-Outros: como asfixia, vômito, barulhos altos ou palhaços.
Cada fobia específica é referida por seu próprio termo. Exemplos de termos mais comuns incluem acrofobia por medo de altura e claustrofobia por medo de espaços confinados.
Sintomas
Todos os tipos de fobia podem incluir:
-Sintomas físicos de ansiedade ou ataque de pânico, como batimento cardíaco acelerado, náusea, diarreia, sudorese, tremores, dormência, formigamento, problemas respiratórios (falta de ar), tonturas ou vertigens;
-Ansiedade antecipatória, por exemplo, uma pessoa com medo de cães pode ficar ansiosa para dar um passeio porque pode ver um cachorro ao longo do caminho;
-As crianças com uma fobia específica podem expressar sua ansiedade chorando, agarrando-se aos pais ou fazendo birra.
Qual o limite?
Um medo irracional pode ser um aborrecimento - ter que subir as escadas em vez de um elevador ou dirigir um longo caminho para o trabalho em vez de pegar a rodovia, por exemplo - mas não é considerada uma fobia específica, a menos que atrapalhe seriamente sua vida. Se a ansiedade afetar negativamente o trabalho, a escola ou situações sociais, converse com seu médico ou profissional de saúde mental.
Medos na infância, como o medo do escuro, de monstros ou de ser deixado sozinho, são comuns, e a maioria das crianças os supera. Mas se uma criança tem um medo específico, excessivo e persistente que interfere no funcionamento diário de sua casa ou na escola, também é hora de procurar ajuda.
Causas
A causa exata de fobias específicas não é conhecida, mas a maioria parece estar associada a uma experiência traumática ou a uma reação aprendida. Por exemplo, uma pessoa que tenha uma experiência assustadora ou ameaçadora com um animal, como uma mordida ou picada, pode desenvolver uma fobia específica. Testemunhar um evento traumático no qual outras pessoas experimentam danos ou medo extremo também pode ser uma causa, assim como receber informações ou avisos repetidos sobre situações ou animais potencialmente perigosos.
O medo também pode ser aprendido com os outros. Uma criança cujos pais reagem com medo e ansiedade a certos objetos ou situações provavelmente também responderá com medo.
Tratamento
O tratamento para fobias específicas pode incluir:
-Terapia cognitiva comportamental (TCC): a psicoterapia é a principal ponto do tratamento de fobias específicas. O tratamento geralmente envolve um tipo de TCC chamada dessensibilização sistemática ou terapia de exposição e prevenção de resposta (EPR), na qual os pacientes são gradualmente expostos ao que os assusta até que seu medo comece a desaparecer.
-Medicação: para fobias situacionais que produzem ansiedade intensa e temporária (por exemplo, medo de voar), medicamentos podem ser prescritos conforme necessário para ajudar a reduzir a ansiedade antecipatória.
-Técnicas de relaxamento, como respiração profunda, também podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.
O tratamento tende a ser mais fácil quando a fobia é tratada imediatamente, em vez de esperar.
Comments